Propostas para o Orçamento e Plano de Atividades de 2023: União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes

A representante do Bloco de Esquerda na União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, Ana Bernardes, apresentou quatro propostas no âmbito do Estatuto de Direito de Oposição, a serem tidas em conta na elaboração do Orçamento e Plano de Atividades para o ano de 2023.

CARRINHA PORTA  A PORTA

Disponibilização pela Junta de Freguesia de um serviço de transporte gratuito, a pedido, destinado a melhorar as deslocações de fregueses com  mobilidade reduzida   (idosos, deficientes, indivíduos sem retaguarda familiar, …) que potenciam situações de isolamento/exclusão social.

Como os principais serviços se concentram no centro da cidade e uma parte das pessoas tem dificuldades de acessibilidade quer devido à insuficiente rede de transportes públicos, quer a dificuldades financeiras e a limitações físico/psíquicas, a Junta pode contribuir para colmatar este problema com recurso a uma viatura (e idealmente a acompanhamento individual) oferecendo serviços de transporte gratuito tais como entrega de bens de primeira necessidade no domicílio, transporte dos utentes deste serviço a consultas médicas, farmácia, banco, correios, serviço de finanças, etc.

Serviço disponível por marcação de véspera ou até 2 ou 3 dias antes.

Projetos deste tipo têm sido implementados em várias Juntas com bastante sucesso.

 

GABINETE DE APOIO AO "FREGUÊS NÃO DIGITAL"

Criação de um Gabinete de apoio aos residentes na União de Freguesias sem literacia digital onde os mesmos possam obter apoio para aceder a informação e serviços disponíveis on-line (Segurança Social Direta, Portal das Finanças, e-fatura, etc).

 

APOIO A AÇÕES QUE PROMOVAM A SUSTENTABILIDADE

Disponibilizar / preparar terrenos da freguesia para hortas comunitárias 

São vários os benefícios das hortas comunitárias em modo de produção biológico para as comunidades:  melhoria da qualidade da alimentação com o consumo de produtos frescos e naturais, possibilidade de ocupar o tempo de forma útil e saudável, redução das despesas com a alimentação, impacto positivo ao nível da saúde mental, construção de espaços de convívio e aprendizagem mútua, aquisição de novas competências.

Embora o Município já disponibilize 2 espaços – Hortas Verdes – estes são manifestamente insuficientes face à lista de espera existente.

 

Projeto “Pago em Lixo” (Projeto implementado pela Junta de Freguesia de Campolide)

Com o objetivo de sensibilizar para as práticas de higiene urbana e separação de resíduos, mudando comportamentos e fomentando o comércio local.

Criação de uma moeda local, chamada lixo, dando essas notas em troca dos resíduos separados em casa – embalagens de vidro, papel, pilhas e outros”. Há uma tabela de conversão do peso em “lixos” que podem ser gastos no comércio tradicional.